Dec 11, 2007

Raid MuMu.. Post continuação.

Este post foi retirado do Http://mumutalega.blogspot.com e foi escrito pelo João.



E lá nos encontrámos em Mértola para o 1º Raid MuMu – “Na Rota do Minério Esquecido”. A concentração deu-se na residencial, para a “pedalada de saída” ser feita no restaurante o Brasileiro perante um belo repasto. O jantar foi animado e já com a companhia do nosso convidado local, Fernando Durão que tão bem nos acompanhou. Foram as Migas, as Perdizes, os Secretos, e claro, o magnésio da casa, essenciais para adquirir forças para o dia que se iria seguir, o grande dia.
Domingo, e com pontualidade, lá estava novamente o Fernando, chegando logo de seguida o João Ribeiro, ainda “vitelo” mas com grandes pretensões a vaca. Afinadas e lubrificadas as bikes, partimos em direcção aos trilhos. O tempo estava excelente, sem sol, mas sem o frio que se costuma sentir por estas paragens nesta época do ano.
A volta começou, depois de um café, por uma subidita em alcatrão à saída de Mértola na qual, atingido o cimo, entrámos nos trilhos. Esta primeira parte do raid fez-se pelo suave “frisado” Alentejano na zona mais junto ao Guadiana rumando a Norte. Paisagens de cortar, acompanhadas de algumas descidas e outras subidas, algumas embora curtas, aparecendo como autênticas paredes à nossa frente.
Ponto alto da manhã foi a descida até ao Rio Guadiana, na zona dos Canais. Bela paisagem, com o grupo a aproveitar para descansar um pouco, e para uma sessão fotográfica para fazer o “boneco” para mais tarde recordar. Ora, quem desce, sobe, e assim teve que ser. Lá tivemos que voltar para trás, talvez pela maior subida do dia.
Feita a subida e mais uns quantos kms, apanhámos a estrada em direcção a Cortes. Chegados a esta pequena aldeia, foi altura de nova paragem, desta feita para atestar, umas belas sandes de presunto e paio, e claro, a sempre boa da mini.












As minas, estão completamente abandonadas, em avançado estado de degradação, parecendo um cenário de guerra. Mas já existem algumas informações que nos vão revelando os espaços existentes, bem como de algumas infra-estruturas para a visita dos mesmos. Foi altura do retrato de grupo, junto à grande lagoa de água ácida, como uma cor bastante avermelhada, mostrando bem o estado de contaminação destas águas.Retomámos o nosso rumo, entrando cada vez mais pelas minas, passando por outras lagoas, e outros edifícios mineiros, todos eles bastante degradados.



Chegados ao fim da zona da mina, o trilho prosseguiu pela que foi antigamente a linha-férrea que ligava s minas ao porto de rio em Pomarão por onde o minério era transportado. Da linha-férrea só resta o espaço, pois carris, pedras, etc, tudo foi removido aquando da desactivação das minas. Deixámos a linha para nos seguir até Santana de Cambas e, já começando a sentir um leve fresco da chegada da noite, regressarmos ao nosso ponto de partida em Mértola.





Foi para todos bastante agradável este 1º Raid MuMu, sem problemas, com toda a gente a chegar, uns mais, outros menos empenados, mas todos com um sorriso na cara de satisfação pelas horas bem passadas nesta bela zona do Alentejo profundo.

Ao nosso convidado, anfitrião, guia, o amigo Fernando Durão, um grande obrigado pela sua companhia, simpatia e disponibilidade - até a um próximo passeio.

Até breve.
João Lopes

0 comments: