Jan 31, 2007

Primeiras provas do ano.

Ja no proximo dia 17 temos a prova na Leziria.. Serra de Monte Junto.
Dificuldade 5 com um acumolado de 1170 km de subidas para os 30 km e 2340 km para os 60.




















A Proxima em que já estou inscrito é Portalegre no dia 5 do Maio.


















Vamos ver como correm.

Antes de portalegre vamos ter o G100 que ainda nao abriram as inscrições.

Jan 27, 2007

Voltinha de sábado na Castanheira do Ribatejo.

Este sábado viajei até a Serra de Montejunto. Fui lá ter com o companheiro Mesquita para fazermos o reconhecimento do terreno para a prova no dia 17.

É um zona com muitos terrenos diferentes, e ........ estamos constantemente a SUBIR..mas é uma zona linda onde estamos constantemente a ouvir o pássaros a cantar, o vento , e não se escuta um carro em lado nenhum.

No próximo fds la voltaremos..

Ficam aqui as fotos.

Estação de Entrecampos.. 8:10 da manha















Transporte no comboio















Chegada ao carregado














O permenor do Novo Pneu














OMesquita em alta














o Mesquita na subida..















Auto retrato em pleno esforço.














Tirada em andamento ao lado do Mesquita.














Paisagem da zona e os trilhos.

























































Primeiro pit-stop.




























Mais paisagem da zona e os dois bttistas..










































Mais uma subida e o grande guerreiro com o seu tanque.











































Mais paisagem










































Mais um pit-stop para apreciar a vista e repor energias.











































Os guerreiros dos trilhos..














As Meninas..





























Ja de regresso, a lavagem











































Ja lavadinha..














Mais um permenor do pneu















Em suma, foi uma Excelente volta, muito frio... quando começamos estavam 5 graus, mas o sol ajudou a aquecer..

No proximo fds la voltaremos.

Lubrificantes e Selantes de pneus, tubeless.

Na area dos lubrificantes estou a user o "wet lube" da motorex. Um lubrificante estremamente bom para o tempo humido, e chuvou-so.

Na area dos selantes estou a usar no pneu da frente o slime e no pneu de traz o magik seal.

Ficam aqui as fotos.



Placa de protecção do quadro para a scott scale.

A scott scale aparentemente tem um pequeno problema com a pedaleira deore com que vem.
Quando a corrente foge, automaticamente fere o quadro... eu ja tenho umas quantas mazelas nessa zona.
No outro dia foi a jasma e verifiquei que as scott scales de carbono tem uma pequena chapinha de alumínio nessa zona para a proteger.
Aproveitei e comprei a peça.

Fica aqui a foto da peça, da mazela e depois ponho a foto da chapinha posta.

A mazela














A plaquinha















A plaquinha colocada

Jan 25, 2007

Novo Ciclometro

Adquiri atravez do site www.starbike.com um novo ciclometro.
Este é da sigma e é o modelo bc 1606l DTS wireless + controlo de cadencia.
Este cliclometro tem as seguintes funções.

-Velocidade actual

- Velocidade média

- Comparação da velocidade actual com a 0

- Velocidade máxima

- Distância percorrida diária

- Contador de km prog. para treinos parciais

- Distância total bicicleta 1 + 2

- Hora

- Cronómetro

- Contador de tempo programável

- Tempo percorrido

- Total do tempo percorrido bicicleta 1 + 2

- Função de memória

- Tamanhos de rodas programáveis 2

- Cadência de pedalada actual

- Cadência média de pedalada

- LCD iluminado

- DTS Digital Transmission System, transmissão sem fios de km/h e cadência de pedalada 100% digital e codificada sem perca de dados


Vai ser muito util nos meus treinos de Cadencia.

xtr vs x-0

Jan 22, 2007

A diferença entre x-0 e o xtr..

Qual o melhor??? Não é dificil.

SPINNERS X SMASHERS

A Diferença entre SPINNERS X SMASHERS. Rotação Vs Forca
Armstrong vs Ullrich

Cadencia

Como é a tua cadencia? Éss um spinner ou um smacher.. ou seja, rolas com pouca força e muita rotação ou com muita força e pouca rotação?
Ultimamente tenho tido esse problema.. tenho pulmões, tenho resistencia, tenho pernas, mas nas subidas nao consigo ter uma cadencia consistente..
Fica aqui um artigo que vos pode esclarecer algumas duvidas e melhorar o vosso treino.

"Eficácia… anatomia/ergonomia, comportamento da bicicleta, tipo de pedalada… etc…

Para muitos, tudo pertence a um mundo extra-terreste para uns. Um abicicleta? Epá… uma bike é aquela cena, tas a ver… 2 rodas e o “caraças”… pedalas e já tá! Ahhh… mas agora já há umas bikes bué loucas… daquelas que entram nos Morangos… como é que se chamam?
Downhill…
Isso, isso… essas bikes já são bué complicadas… bué suspensões, e aquelas cenas todas.
Tirando esta conversa típica de quem entende como se pedala... mas também não deseja ir mais além, tento humildemente explicar um pouco da mecânica da pedala...

Para muitos iniciados e talvez veteranos uma bike é um instrumento que é mais importante saber andar, do que perceber como se pode melhorar, e existem bikes mais equilibradas, pensadas, e idealizadas, conseguindo maximizar todo o nosso potêncial.
Talvez este post interesse mais do ponto de vista... teórico, do que outra coisa. Não sei se existem por aqui treinadores, atletas de alta competição... ou até mesmo estudantes de medicina desportiva (que poderiam dar ajudas espectaculares).
O que se pretende, é apenas dar uma visão científica, de algo que muitas vezes... "nem pensamos nela"!


Centro-me apenas na zona do pé. Ou seja… vou dissociar o pé da perna e estudar toda a transmissão de potência desde esse ponto ao eixo da pedaleira.

Poderão depois de analisar um pouco, como proceder ao ajuste do cleat... e discutirmos de forma a todos evoluirmos mais um pouco. De pouco vale, dar toda a papinha feita.
Gostaria de salientar e adverter que nem sempre a máxima eficácia é o mais correcto do ponto de vista ergonómico ou físico. Terá de se ter em atenção a fisionomia individual e não esforçar nada relacionado com articulações e tendões. A posição deve ser encontrada de forma natural para que seja o mais confortável e eficaz, sem descorar a saúde.
Atenção a isso!

O pé, como se pode observar na imagem em baixo, pode ser dividido em 2 partes


Podemos observar que existem 2 coisas importantes:
O braço de potência que é basicamente a distância do fulcro ao tornozelo ou calcanhar
O braço de carga que é a distância entre o tornozelo ao fim dos ossos metatarsos (junto da ligação pé-dedos).

E aqui, é basicamente uma questão mecânica, podendo ver que quanto maior for a braço de potência, mais força iremos ter para empurrar os pedais. Como isto é um pouco difícil de mudar (para não dizer impossível!) focaremos apenas no braço de carga que pode ser regulado colocando os cleats mais à frente ou mais atrás.

Existe outro ponto que é importante focalizar que é o ângulo entre a horizontal e o pé, este pode e deve ser controlado e devemos treinar de forma a conseguir sempre o melhor posicionamento. Ao princípio poderá ser chato, termos sempre que auto-corrigir, mas valerá a pena o esforço (penso eu!).
O ângulo do pé em relação às manivelas deveria estar sempre ligeiramente perpendicular, com a finalidade de podermos "utilizar" toda a força por nós efectuada, maximizando assim toda a nossa força.
O que se pretende aqui, é que não haja decomposição de forças, e que toda ou grande parte da nossa força seja transmitida para impulsionar a bike.
Tal não será possível do ponto físico devido à limitação que temos da rotação do pé.
No entanto devemos ter em atenção essa inclinação na zona onde podemos transmitir maior binário.
E trata-se da região próxima dos cranks estarem paralelos ao solo (imaginando o pé direito à frente, e colocando as manivelas paralelas com o solo).
Aqui e junto a esta zona devemos treinar a pedalada para de certa forma estarmos prependiculares aos cranks.

Por isso, basicamente é treinar:

- A pedalada a subir (puxar os pedais) ou seja, enquanto num pedal o empurramos, devemos puxar o outro pedal
- A inclinação do pé, relativamente aos cranks, com especial atenção à zona de maior binário (paralelo com o solo)
- Experimentar diferentes posições dos cleats, e treinar o que acima está descrito.

Gostaria mais uma vez de frisar que nada de ser efectuado com o aparecimento de dores. Podem levar a lesões, e algumas bastante graves.

Boas pedaladas, e examinem os quadros e gráficos. Poderemos comentar no forum.


O quadro mostra os vários pontos:

A verde- com uma força de 30 kg, variando o ângulo (valores de 0º a 35º), podemos ver que concequências nos trás na força efectiva, aquela que fará binário.
A Azul - podemos ver a diferença no tamanho do pé (atenção, é colocado a mesma força, o que poderá não acontecer!) E não se esqueçam... quanto mais alto --> mais pesado --> mais músculo --> mais peso (ciclo vicioso).
A amarelo - a variação da força no pedal.



Nesta imagem, podemos ver as diferenças entre os vários tipos de medidas de cranks, mantendo sempre a mesma força.
Existe um contratempo, que é a redução da altura ao solo (curvar... e rodar sobre terreno muito acidentado). Como já se referiu, é sempre um compromisso!
E o gráfico apresenta, a potência ao longo da rotação dos pedais.
Aqui somou-se o binário efectuado com o pé que vai para baixo com outro a ir para cima, e pressupos termos uma cadência constante.
Como é normal, quanto mais rotação fizermos, menos força é preciso fazer nos pedais, para fazermos a mesma potência.
Nota que os 90º correspondem aos pedais quase na vertical (existe algumas discuções que só acontece quando as manivelas estão no mesmo ângulo que o tubo de selim).
Aqui é onde o ROTOR, "ganha" potência, anulando o ponto morto. Penso que é um sistema a ter em conta em corridas longas! E embora não seja comerciante, penso que as novas cremelheiras deles, funcionam na perfeição (embora faça lembrar o antigo - BIOPACING da "XY MANO")


Espero que tenham gostado da leitura, que não me tenha perdido... e acima de tudo, que crie discução salutar!"

Voltinha de fds.

Este Fds fomos para sintra..

Eu, o Nuno, Zaca, Carlos, partimos de Murches e subimos ate aos Capuchos onde o Piedade se juntou a nos.

Uma volta brutal, paisagem linda, singletracks exelentes.

Curtam as fotos.